terça-feira, 2 de agosto de 2011

Esperança


- Por que as pessoas "buscam" a Deus?
- Você tem focado sua vida nas coisas eternas ou tem buscado as que são passageiras?
- Sua esperança está aqui nesta terra ou no céu?


Certa vez Jesus foi com seus discípulos até certo monte, grande multidão o seguia, pois tinha visto os milagres que Ele podia fazer. Segundo a Bíblia, estavam ali quase 5 mil homens, isso sem contar as mulheres e crianças. Jesus disse a Felipe, um dos discípulos: "Onde vamos comprar comida para toda essa gente?" e Felipe respondeu: "Para cada pessoa receber um pouco de pão, nós precisaríamos gastar mais de 200 denários" (denários eram moedas de prata que equivaliam a mais ou menos o salário de um dia de trabalho naquela época, ou seja, para alimentar toda a multidão seria necessário trabalhar quase um ano para se conseguir o dinheiro necessário). Então André, outro dos discípulos, chegou diante de Jesus e disse que ali havia um menino que tinha apenas 5 pães de cevada e 2 peixinhos, "Mas o que é isso para tanta gente?". Então Jesus pediu a todos que se assentassem no chão, em seguida pegou o pão, deu graças a Deus e repartiu com todos que estavam ali, e fez o mesmo com os peixes. Mais de 5 mil pessoas foram alimentadas com 5 pães e 2 peixinhos, esse foi o primeiro milagre da multiplicação. (João 6:1-15)


Esta é a parte da história que é sempre contada, mas pouca gente lembra-se do que aconteceu depois e do que Jesus disse mais tarde à multidão que o seguia. Após o milagre, Jesus saiu dali e foi somente com seus discípulos para o outro lado do lago, mas a multidão o seguiu e quando o encontraram perguntaram: "Mestre, quando foi que o senhor chegou aqui?", ao que Jesus respondeu: "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês estão me procurando porque comeram os pães e ficaram satisfeitos e não porque entenderam os meus milagres." (João 6:16-26)
Desde aquela época as pessoas buscavam a Jesus pelo mesmo motivo que a grande maioria busca hoje: pelos seus próprios interesses, para "saciar a sua fome". Num contexto mais atual, para resolver seus problemas financeiros, emocionais e pessoais. “Grandes” igrejas (e pequenas também) oferecem um "evangelho fácil", onde a porta é larga e se anda pelo caminho largo e tranquilo. Um evangelho que diz "Jesus morreu para que você fosse feliz e próspero", enquanto Jesus dizia: "Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus" (Mateus 4:17) e "Entrem pela porta estreita porque a porta larga e o caminho fácil levam para o inferno, e há muitas pessoas que andam por esse caminho. A porta estreita e o caminho difícil levam para a vida, e poucas pessoas encontram esse caminho." (Mateus 7:13-14), "se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará." (Lucas 9:23), "Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" (Mateus 16:26)


Onde está a nossa esperança? Nas coisas terrenas e passageiras, ou no que é de Deus, que vem dos céus, é dos céus e vai aos céus conosco, as coisas que são eternas? Voltando ao milagre da multiplicação, após Jesus ter dito ao povo que eles o seguiam porque tinham se saciado (isso mostra que Deus nos supre, mas não devemos buscá-lo por esse motivo, como se Deus fosse um "gênio da lâmpada" que tem como função saciar os nossos desejos), ele continuou dizendo: "Não trabalhem a fim de conseguir a comida que se estraga, mas a fim de conseguir a comida que dura para a vida eterna." (João 6:27)
Quando ligamos a televisão em programas ditos "evangélicos", na sua grande maioria ouvimos testemunhos do tipo: "Eu não tinha nada, mas quando entrei para a “igreja tal” minha vida mudou, meu casamento que estava em pedaços está melhor do que nunca, eu estava desempregado, agora tenho o carro do ano, uma casa na praia e estou abrindo minha segunda empresa" e essa é a "transformação" que Deus fez na vida daquela pessoa (estou sendo irônico). Deus quer sim nos ajudar, restaurar famílias (pois esse é um dos projetos de Deus), curar as nossas enfermidades, ajudar nas nossas necessidades, porque afinal, o próprio Jesus disse que Deus é nosso pai. Em Mateus 7:9-11 está escrito: "Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?". Sim, Deus é pai e é bom, Ele cuida de nós na vida que temos agora aqui nesse mundo, mas a questão é: essas coisas vão passar, e o nosso foco não deve estar aqui, a nossa esperança não pode ser nas coisas que vemos e que logo não veremos, porque uma hora ou outra elas vão ir embora. Por que muitas pessoas em determinado ponto se desviam da sua fé? Porque construíram sua casa sobre a areia, veio o vento e as chuvas, a areia foi levada embora e a casa desabou.
Jesus disse: "Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês." (Mateus 6:19-21) e "Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro. Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso. E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas. Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores. É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena! Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida?” ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?” Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas." (Mateus 6:24-33)


Paulo, em uma de suas cartas, mostra aos irmãos de determinada igreja que existia a ressurreição dos mortos (porque alguns não criam) e termina dizendo: "Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo." (1ª Coríntios 15:19) Jesus nunca disse que nossa vida nesse mundo como cristãos seria um mar de rosas, muito pelo contrário. Ele disse que seriamos odiados de todos por causa do Seu Nome (Mateus 10:22), que haveriam chuvas, os rios transbordariam e os ventos soprariam contra a nossa casa (Mateus 7:24-25), que nesse mundo teríamos aflições (João 3:16), mas que tenhamos bom ânimo, pois Ele venceu o mundo. Que venhamos construir nossa casa sobre a rocha, que é Ele, pois ela estando edificada nele, mesmo quando virem os ventos e a chuvas, e eles virão, a casa não iria cair. E se perseverarmos até o fim, seremos salvos. Aí alcançaremos a recompensa que nos aguarda, não nessa vida, mas no céu.
Coloquemos a nossa esperança no que é eterno, nas coisas de Deus, nas coisas dos céus. Daí nós seremos felizes aqui na terra, não pelo que temos ou teremos aqui, mas pela esperança do que receberemos depois que essa vida acabar. Não ajuntemos tesouros na terra, mas coloquemos nosso coração nos céus.
Vou terminar com o que Paulo disse em Romanos 8:24-25: "Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos." e "Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que vocês têm nele, a fim de que a esperança de vocês aumente pelo poder do Espírito Santo!" (Romanos 15:13).


2ª Coríntios 4:16-18 diz assim: "Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas."


Em uma tradução mais atual está escrito assim: "Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia. E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento. Porque nós não prestamos atenção nas coisas que se veem, mas nas que não se veem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre."