sábado, 28 de janeiro de 2012

A Oração

Texto áureo: Mt 21:22

Muitos de nós, ás vezes, damos pouco valor a oração. Tratamo-la como se fosse apenas um ato simbólico. Algumas pessoas pensam até assim: "Se Deus conhece o que nós estamos pensando, por que temos que contar a ele? Porque temos que orar a ele pedindo o que estamos precisando, se ele conhece o nosso deitar e o nosso levantar?"

A resposta está em Jeremias 33:3. Se clamarmos ao Senhor, ele nos ouvirá do céu e nos responderá.

Orar significa falar com Deus. É a nossa conversa diária com o Pai celestial. É o único meio pelo qual nos aproximamos do nosso criador, o único meio de buscarmos soluções para as nossas vidas.

Através da oração nos aproximamos de Deus, passamos a ter comunhão com Deus. Em Gênesis 5:21-24, vemos que Enoque passou a andar com Deus, isto é, ele passou a ter uma vida com comunhão com Deus, uma vida de oração. E a comunhão que Enoque tinha com Deus era tão grande que Deus tomou-o para si. Somente através da oração, podemos realmente sentir, a presença de Deus, sentir o seu agir. Só a oração faz com que nós sintamos a real comunhão com o nosso Pai. Para nós seria impossível, vivermos com tanta tribulação, tanta aflição, perseguição, se não fosse a certeza de que temos um pai amoroso conosco, que nunca nos deixa só

Orar não é repetir a mesma coisa sempre, embora a Bíblia fale que devemos insistir em nossos pedidos, mas é pedir de coração, é buscar de coração. Mt 6:7, Lc 18:2-8, Jr 29:13. É dito na Bíblia, que na oração somos inspirados pelo Espírito Santo. Usamos cada palavra de acordo com as nossas necessidades.

Os discípulos no inicio, não sabiam como orar, e então, pediram a Jesus que os ensinasse a orar. E Jesus deixou um exemplo de oração, para que nós pudéssemos ter aonde aprender a orar. Não precisamos usar sempre ela, pois como já foi dito, cada palavra da oração é de acordo com as nossas necessidades. Mt 6:9-13

Na oração do Pai nosso, Jesus ensina-nos a orar. Primeiro Devemos dar glória a Deus. Depois agradecer por tudo o que ele tem feito por nós. E então pedimos perdão pelos nossos pecados (se tivermos com mágoa de alguém, devemos pedir perdão a pessoa, antes de pedirmos perdão a Deus), e só então começamos a pedir o que precisamos, tanto material com espiritual.

A Bíblia registra alguns lugares que devemos orar e como devemos orar.

Um dos lugares é no templo, pois biblicamente, todo templo dedicado a Deus é uma casa de oração. No templo os crentes no Senhor Jesus se reúnem para buscar a presença do Senhor através da oração. Mt 21:13

Um outro lugar onde devemos orar, é em particular. É a melhor maneira do crente estar a sós com Deus e contar para ele nossas angustias, sem que ninguém saiba pelo que passamos. Mt 6:6.

A casa de nossa família também deve ser um local de oração. Devemos nos preocupar com a nossa saúde espiritual de nossos parentes, orando por eles. At 12:12.

Uma de outras dúvidas, que existem sobre a oração, é sobre quando orar. O certo seria que orássemos o dia todo, mas como todos temos afazeres que às vezes exigem muita da nossa atenção, precisamos parar de orar por alguns instantes. No entanto existem momentos do dia, em que é muito importante que estejamos em oração.

A primeira oração deve acontecer de manhã, ao acordarmos devemos nos ligar à Deus, entregar nossas vidas à Deus e pedir proteção para decorrer do dia. Sl 91:11

A segunda oração, é agradecendo a Deus pelo alimento que nos é concedido. Mt 26:26.

A terceira oração é ao deitar, depois de tantas provas e lutas estamos vivos e vitoriosos em Cristo Jesus, e devemos agradecer por isso, e pedir que nos de uma noite de paz e descanso.

Existiram muitos homens de Deus, que por eles terem orado, o Senhor os abençoou e deu vitória. Muitos passaram por fornalhas, alguns tiveram que dar provas da existência Deus, e outras tiveram que estar de frente com leões. E muitas outros milagres foram operados através da oração:

· Os 3 jovens Hebreus oraram e foram libertos da fornalha de fogo. Dn 3:21-25;

· Daniel orou e fechou a boca dos leões. Dn 6: 10-22.;

· Elias orou e deus enviou chuva e fogo do céu. 1 Rs 18:37-45;
 A oração portanto é a chave da vitória. Todos os que enfrentaram grandes lutas, mas confiaram no poder de Deus foram vitoriosos. A oração é a comunhão dos filhos com o pai que está nos céus. A oração bem aceita é a dirigida pelos justos, mas as orações dos ímpios lhe é abominável. Pv 15:29. E além disso a oração dos justos pode muito se usada com fé. Tg 5:16.

Não andeis ansiosos de coisa alguma. Em tudo, porém sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições pela oração e pela súplica com ações de graças. Filipenses 4:6




Deus tem um propósito a realizar, mas ele precisa que o homem esteja disposto a orar, para que se estabeleça Sua vontade aqui na Terra, está é a função da oração, preparar um caminho para que Deus realize Sua vontade, assim como uma locomotiva necessita dos trilhos para andar, Deus necessita da oração do homem para levar adiante Sua vontade, sendo assim o homem deve fazer com que sua vontade seja unida com a vontade de Deus para que se estabeleçam seus designos, como podemos ver em 1 Jo 5:14-15 "E esta é a confiança que temos para com ele, que, se pedirmos alguma cousa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.", a oração tem como objetivo que nós venhamos a fazer com que a vontade de Deus se estabeleça aqui na terra, desta forma, devemos conhecer melhor a vontade de Deus, para que nossas orações sejam agradáveis a Deus e nossos propósitos sejam cumpridos.




A oração é o estabelecimento de um diálogo do homem com Deus, sendo que, devemos estar atentos a resposta de Deus, que vem através de nosso espírito ou através das circunstâncias exteriores. É através da oração que nós colocamos nossas ansiedades nas mãos de Deus, crendo que Ele é poderoso para nos dar paz interior, e resolver nossos problemas da melhor maneira possível para nosso crescimento espiritual. Quando somos iluminados por Deus, em nossa consciência, de nossos pecados, nós devemos imediatamente pedir perdão a Deus, através da oração, pedindo para sermos lavados pelo seu sangue, e nossos pecados seram perdoados.




Devemos estar sempre orando, para sermos guardados das tentativas de satanás de nos levar ao pecado. Podemos dizer que a oração é o nosso termômetro espiritual, quando nós não conseguimos orar, indica que não estamos bem espiritualmente. Devemos aprender a observar o falar divino, em nosso espírito, enquanto estamos orando, pois Deus se comunica conosco através de nossa intuição, que é uma das partes do nosso espírito, mas cabe a nós, utilizando o nosso conhecimento bíblico, discernirmos se é ou não de Deus este falar, pois o inimigo pode também tentar nos enganar, lançando pensamentos em nossa mente que sutilmente nos induziram ao pecado.