segunda-feira, 4 de junho de 2012

O amor tudo suporta!



Em I Coríntios 13:4-7, a Bíblia nos fala sobre o amor. Ela diz que: "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

No grego antigo, havia três palavras que significavam amor: "eros", "phileo" e "ágape". Eles usavam a palavra de acordo com o tipo de amor a que estavam se referindo.

A palavra "eros" se referia ao amor sexual e, como sabemos, deve existir dentro do casamento.

A 2a palavra "phileo" significava o amor que existia entre pais e filhos, e entre irmãos. Este tipo de amor, que se desenvolve com o tempo, também deve existir no casamento.

Por último, temos o amor "ágape" que é o mais profundo e o mais sublime de todos. Este amor sempre caracterizou Deus. EmJoão 3:16 a Bíblia nos mostra o tão grande amor do nosso Deus quando diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deuo Seu Filho..." Existe maior amor do que este? Encontramos também este amor expresso em I Coríntios 13:4-7 . Um casamento fundamentado no AMOR ÁGAPE pode sobreviver a qualquer tipo de tempestade, desencontros, desavenças, etc. Se alicerçamos nosso casamento no AMOR ÁGAPE, a palavra de Deus se torna realidade quando Ele diz: "o amor nunca acaba". Certamente este tipo de amor precisa ser aprendido e esta aprendizagem exige muito esforço e conhecimento. Todos precisamos aprender a amar. Mas, para que um casamento seja feliz é necessário existir estes três tipos de amor.





Em I Coríntios 13:4-7, Deus nos mostra as 15 características do amor que eu e você devemos expressar em nossas vidas:

1. A Bíblia nos diz primeiramente que o amor é SOFREDOR. Se tenho dentro de mim esta qualidade de amar alguém, então custo a ficar zangada, nunca levanto a voz ou perco a calma.

2. Em seguida, aprendemos que o amor é BENIGNO. Se tenho esta tão preciosa característica, então sou uma pessoa bondosa e criativa em pôr minha benignidade em prática. Procuro sempre elogiar em vez de criticar. Vejo sempre, na outra pessoa, algo positivo.

3. A Bíblia nos ensina também que o amor NÃO É INVEJOSO. Se possuo este tipo de amor, não fico com ciúmes quando a outra pessoa tem, por exemplo, um emprego melhor do que o meu; não fico insegura se a outra pessoa é mais capacitada ou mais atraente do que eu.

4. O amor NÃO TRATA COM LEVIANDADE. Se realmente amo, como digo, então não procuro ser o centro das atenções nas conversas, nem me gabo das minhas habilidades, fazendo com que meu noivo ou marido se sinta inferior ou deixado de lado.

5. A Bíblia continua dizendo que o amor NÃO SE ENSOBERBECE. Se tenho este tipo de amor, então não sou orgulhosa, nem arrogante diante da pessoa que amo. Não espero ser bajulada para fazer o que é de minha responsabilidade. Não procuro fama para mim mesma.

6. O amor NÃO SE PORTA COM INDECÊNCIA. Com esta outra característica do amor, não sou grosseira para com a pessoa que amo. Não sou sarcástica nem crítica. Procuro, cada vez mais, demonstrar meu amor com cortesia.

7. Na Palavra de Deus vemos também que o amor NÃO BUSCA OS SEUS INTERESSES. Este tipo de amor não é "auto-centralizado" mas "outro-centralizado". Não me centralizo nem focalizo em mim, mas sim naquele a quem amo, buscando seu bem eterno, suas necessidades reais-eternas. Estou sempre procurando descobrir os interesses dele. Não sou possessiva com aquela pessoa que amo, não vivo exigindo os meus direitos e querendo que faça a minha vontade.

8. Aprendemos ainda que o amor NÃO SE IRRITA. Se amo, não me exaspero, nem fico facilmente amargurada. Se amo não procuro ficar sempre na defensiva, nem sou super- sensível.

9. O amor NÃO SUSPEITA MAL. Se amo verdadeiramente, tenho que demonstrar que, de todo meu coração, confio em quem amo e tenho dentro de mim a capacidade de perdoar. Não procuro me vingar pagando o mal com o mal.

10. A Bíblia nos diz que o amor NÃO FOLGA COM A INJUSTIÇA. Com este amor na minha vida, nunca vou me regozijar quando a pessoa que amo falha, nem quando recebe a justa punição, muito menos quando recebe injustiça, seja ela pequena ou grande.

11. O amor FOLGA COM A VERDADE. Se é só a pessoa que amo que recebe o elogio ou recompensa que em parte também caberia a mim, eu assim mesmo me alegro.

12. Deus nos ensina que o amor TUDO SOFRE. Se amo, sou capaz de suportar qualquer tipo de provação ou angústia pelo bem daquele a quem amo.

13. O amor TUDO CRÊ. Com este amor, confio na pessoa que amo. Creio nela e no seu valor diante de Deus.

14. O amor TUDO ESPERA. Se estou realmente amando, creio que Deus está agindo na vida da pessoa que amo, trabalhando e moldando como o oleiro faz com o barro. Nunca desanimo.

15. O amor TUDO SUPORTA. Pela pessoa que amo sou capaz de tudo suportar. Não fico desanimada, nem triste.





Finalmente, podemos dizer que o AMOR ÁGAPE é aquele amor que se dá e se sacrifica pelo mais alto bem da outra pessoa. Tal sublime amor prático é completamente abnegado, ou seja, busca o que é melhor para aquele que ama. O AMOR ÁGAPE também é dedicado, ou seja, continua amando aconteça o que acontecer.

Um excelente treinamento para o casamento: "Mostre amor pelas pessoas da sua família. Lembre-se que você não tem que esperar até 'sentir' amor. Aja agora e procure amá-las.

Faça a diferença!!!



Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade. Ec:11:9ª

Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. I Timótio 4: 12.

Ao lermos a Bíblia temos grandes exemplos de jovens que se destacaram, mas com uma condição eles tinha uma total comunhão com DEUS e com seus lideres, eram jovens comprometidos, fiéis, servos, submissos, jovens que fizeram a diferença onde estavam e por onde andavam. Temos alguns exemplos como Josué, que foi sucessor de Moisés, José que de servo passou a ser governador na terra do Egito, ele só ficava abaixo do faraó, Davi chamado homem segundo o coração de DEUS, Samuel que foi entregue pra Deus ainda no ventre de sua mãe, Timóteo jovem discípulo de Paulo, o próprio JEUS, bom entre outros mais.

Ao lermos as escrituras observamos o compromisso de cada um com o REINO DE DEUS, eram fiéis em tudo, lógico como seres humanos tinham seus defeitos, seus conflitos, suas decepções, suas própria vontades, mas sempre tinha o principal alvo fazer a vontade de DEUS. Tenho certeza que pensaram que não eram capazes devido a sua juventude, mas não era a vontade deles, e sim a do Pai, como o próprio JESUS declara antes de sua crucificação; Meu Pai, se possível, passa de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. Mt 26: 39b.


Temos tudo ao nosso favor, DEUS nos deu seu filho para que hoje tivéssemos o direito da vida eterna. O que temos feito para agradecer esse sacrifício? É uma pergunta que temos que fazer todos os dias.
Nós que estamos na igreja muitas das vezes queremos JESUS só para nós, isto esta errado, tem muita gente ai morrendo sem antes conhecer a CRISTO. Às vezes temos o desejo de fazer missões em outra cidade, estado ou mesmo outro país, e percebemos que temos pessoa ao nosso lado precisando de CRISTO e não fazemos nada, temos que acordar, DEUS nos chamou.


Sabemos muito bem que servir a DEUS, hoje é muito difícil, tudo esta contra os princípios de DEUS para a humanidade, o nós jovens sofremos muito, por que somos atacados 24 h pelas armadilhas do inimigo, mas temos um grande trunfo, temos CRISTO que morreu por mim e por você, fomos lavados, remidos, justificados. Hoje temos direito a vida eterna em CRISTO JESUS, mas as vezes somos hipócritas, queremos a salvação só para nós, temos o orgulho que para fazermos a vontade de DEUS teremos que ser enviados para outra cidade, estado ou até país, quando temos ai do nosso lado alguém sedento pelo amor de CRISTO. Esta na hora de acordar, vamos mudar nossa mentalidade, nosso jeito de ser, vamos fazer a diferença.

JOÃO 3:16. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.