domingo, 31 de julho de 2011

o amor..e amar

Leia todos os versículos citados neste artigo. Leia e comprove tudo o que está escrito aqui, na Bíblia; pois essas palavras não são minhas. Antes de ler peça ao Senhor por pleno entendimento e revelação da Sua Palavra]

---//---

Como é fácil, no culto de domingo a noite, ou seja quando for, enquanto cantamos "Somos corpo", olhar para o lado e dizer ao nosso irmão: "Eu te amo querido!". Isso porque restringimos o amor, ao simples "eu te amo" e nos esquecemos do que é o amor verdadeiro na sua essência. Não de palavras, mas de fato e de verdade.
Afinal, a coisa mais fácil que existe é essa: dizer "eu te amo".
A mais difícil é amar.

"Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade." (1 Jo 3:18)

Leia Ef 3:16-21
A Palavra de Deus diz que somos fortalecidos com poder segundo a riqueza da glória do Pai, pelo Espírito Santo em nós. Assim, pela fé habita Cristo nos nossos corações, estando nós arraigados (enraizados; fundados; firmados seguramente/ profundamente; estabelecidos, com ânimo de permanecer nele) em AMOR. Para podermos, em verdade, conhecer o amor de Cristo que EXCEDE TODO O ENTENDIMENTO, para que nós sejamos tomados de TODA a plenitude de Deus, assim como Cristo, (Cl 1:19; Cl 2:9)

Como sermos semelhantes a Cristo, que era o próprio Deus (Jo 14:9)? Quando conhecemos o AMOR DE CRISTO somos tomados de TODA A PLENITUDE DE DEUS!

A Bíblia diz que o amor de Cristo excede todo o entendimento, ou seja, humanamente é impossível compreendê-lo. Mas a própria Palavra dá as características desse amor:
O amor é PACIENTE, é BENIGNO; o amor NÃO ARDE EM CIÚMES, NÃO SE UFANA (não causa orgulho, vaidade, soberba), NÃO SE ENSOBERBECE, NÃO SE CONDUZ INCONVENIENTEMENTE, NÃO PROCURA SEUS INTERESSES, NÃO SE EXASPERA (enfurece, não se irrita demasiadamente), NÃO SE RESSENTE DO MAL (não se magoa, não se ofende com o mal); NÃO SE ALEGRA COM A INJUSTIÇA, mas REGOZIJA-SE COM A VERDADE; TUDO SOFRE, TUDO CRÊ, TUDO ESPERA, TUDO SUPORTA. O amor JAMAIS ACABA. (1 Co 13:4-8 - RA)

Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno. (1 Co 13:4-8 - NTLH)

"Sede pois imitadores de Deus, como filhos AMADOS; e andai em AMOR como Cristo vos AMOU, e se entregou a si mesmo por nós." (Ef 5:1-2)

Cristo se entregou por nós, isso por amor. A servidão mostra o amor (" Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz." - Fl 2:5-8)

Quem ama a seu próximo cumpre a lei; todos os mandamentos se resumem neste: "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo". O amor é o cumprimento da lei. (Rm 13:8-10; Gl 5:14; Tg 2:8)

JESUS CUMPRIU A LEI (Mt 5:17-20)

"...pelo AMOR servi-vos uns aos outros" (Gl 5:13)

JESUS FOI SERVO (Fl 2:5-11)

Leia 1 Co 13:1-3
O conhecimento, a sabedoria, a fé, os dons e todas as coisas, SEM AMOR SÃO VÃS!

Leia 1 Co 13:13
Permanece em nós a fé, a esperança e o amor; mas o MAIOR destes é o AMOR!

1 Co 13:14 - "Segui o AMOR..."

1 Jo 4:7 - AMEMO-NOS uns aos outros, porque o AMOR é de Deus; e todo o que AMA é nascido de Deus e CONHECE A DEUS!

1 Jo 4:8 - Aquele que NÃO AMA NÃO CONHECE A DEUS; porque DEUS É AMOR.

Mt 7:21-23 - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: NUNCA VOS CONHECI.

Aquele que NÃO AMA NÃO CONHECE A DEUS.

Leia 1 Jo 4:9-10
Nisto se manifestou o AMOR DE DEUS e ESTÁ O AMOR: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ELE NOS AMOU a nós ao enviar seu Filho ao mundo para propiciação dos nossos pecados, para que por meio Dele vivamos!

Leia 1 Jo 4:11-12
Se Deus nos amou ao ponto de entregar seu Filho por nós, devemos nós TAMBÉM AMARMOS UNS AOS OUTROS, porque se amamos uns aos outros, DEUS PERMANECE EM NÓS, e o Seu amor em nós é aperfeiçoado.

Mas afinal, como amar a Deus e ao nosso próximo?

1 Jo 5:3 - "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos..."

2 Jo 1:9 - "E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor."

1 Jo 2:5-6 - "Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou."

1 Jo 3:16 - "Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos."

1 Jo 4:9 - "Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele."

1 Jo 4:10 - "Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados."

1 Jo 4;12 - "Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado."

Jo 13:34 - "Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros."

Dt 6:5 - "Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força."

Mt 22:34-40
"...os fariseus, sabendo que ele fizera calar os saduceus, reuniram-se em conselho.
E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou:
Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?
Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
Este é o grande e primeiro mandamento.
O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas."

Deus abençoe a todos. Ame-mos ao Senhor acima de tudo, e amemo-nos uns aos outros. Amém! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário